quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Masami Kurumada:Vida e Obra

Masami Kurumada(車田正美?) nasceu na cidade de Tóquio, capital do Japão em 6 de dezembro de 1953.

É autor de vários mangás, dentre eles: Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya no original), B't X, Fuuma no Kojiro e Ring ni Kakero.Desde cedo Masami Kurumada mostrou vocação para desenhar mangás. Começou a ter trabalhos publicados no início da década de 70, quando ainda era adolescente.

Seu primeiro trabalho foi Sukeban Arashi - que conta a história de uma garota brigona -, publicado pela famosa revista Shonen Jump da editora Shueisha. Em 1977, lançou novamente pela Editora Shueisha, seu primeiro grande sucesso: Ring Ni Kakero - a história de um boxeador que chega ao ápice da glória.

Em 1982 publicou Fuuma no Kojiro, que mostra a trajetória de Kojiro para evitar que as forças do mal conquistem dez espadas místicas. Mas seu grande sucesso foi publicado apenas em dezembro de 1986: Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya).Os dois grandes colaboradores para o sucesso dessa saga no anime foram Shingo Araki, ilustrador, e Seiji Yokoyama, compositor.

Depois do sucesso de Saint Seiya, Kurumada brigou com a Shueisha (briga que só veio a ser solucionada recentemente) e partiu para outro estúdio, onde criou Bt'x, obra relativamente famosa e lançada no Brasil pela editora JBC. Esse mangá gerou duas séries de animes.Assim, Kurumada ficou um tempo fora do "mainstream" dos mangás, mas recentemente voltou com toda a força para a Shueisha no lançamento dos OVAs da Saga de Hades (de Cavaleiros do Zodíaco), e também a estimulou a lançar Ring ni Kakero em OVAs.

Atualmente cria o mangá Ring ni Kakero 2, terminado este pretente se dedicar a uma nova saga de Saint Seiya. Aliás o povo aguarda as cópias dubladinhas de Elísios a esta altura do campeonato!


Suas obras:

Akane-iro no Kaze B'tX ( 16 volumes )
Blue Myth Overture ( 1 volume )
Fuma no Kojiro Osaka Otoko Zaka Ringu ni Kakero 1 ( 2 volumes )
Ringu ni Kakero 2 ( 4 volumes )
Saint Seiya ( 15 volumes )
Sukeban Arashi Raimei no Zaji Silent Knight Sho


É impossível falar de uma grande obra sem falar de seu grande idealizador, entender a influência das experiências de vida de Masami Kurumuda sob a obra Saint Seiya é de extrema relevância.Aos que se interessarem vão perceber que as obras do mestre sempre carregam características de traços parecidos com Saint Seiya.

Fuuma no Kojiro e B'Tx são duas provas disso, mas não se resume a isso, vários fatos como o exemplo da importância da Armadura e Cavaleiro de Sagitário na sua obra tem origem em sua vida, já que o mesmo é do signo referido.

Nenhum comentário:

Ratings by outbrain